Mar de Leste ou Mar do Japão?
- Fátima
- 16 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
Conhecido actualmente como Mar do Japão, o mar que banha quatro países, República da Coreia, Coreia do Norte, Russia e Japão, é conhecido há mais de 2000 anos como Mar de Leste. Um mar que guarda cicatrizes de um passado doloroso. De acordo com as crónicas dos Três Reinos, Goguryeo, Baekje e Silla, publicadas em 1145 d.C, o nome Mar do Leste era utilizado desde o ano 59 a.C.
O nome Mar do Japão foi usado pela primeira vez por Mateo Ricci em 1602, mas vários documentos históricos japoneses nunca se referiram a esta área de mar como Mar do Japão. Em 1929, quando a Organização Hidrográfica Internacional, (OHI), publicou a primeira edição de Limites de Oceanos e Mares, a Coreia estava sob o domínio Japonês e foi privada de se pronunciar a respeito do nome Mar do Leste, o mesmo acontecendo na segunda, publicada em 1937 e na terceira, em 1953. Durante o processo de negociações sobre o Acordo de Pescas, em 1965, as Coreias, incapazes de chegar a um acordo sobre o nome do mar, resolvem usar ambos os nomes simultaneamente. Actualmente mais de 97% dos mapas usados em todo o Mundo, excepto os da República da Coreia e os da Coreia do Norte, utilizam exclusivamente o termo Mar do Japão. Na sexta Conferência das Nações Unidas sobre Padronização de Nomes Geográficos, em 1992, ambas as Coreias propuseram que se use o termo Mar do Leste ou então o uso conjunto dos nomes. Desde então ambas as Coreias levam este assunto a conferências internacionais das Nações Unidas e em reuniões da Organização Hidrográfica (OHI).
Mas, afinal, há quanto tempo é usado o nome Mar de Leste? A República da Coreia apresenta vários documentos que atestam que este mar foi sempre conhecido como Mar de Leste devido à sua localização e por a Coreia ser conhecida por Reino do Leste. No epitáfio do rei Gwanggaeto da dinastia Goguryeo, Coreia 414, século V, há referência ao Mar de Leste, assim como inúmeras outras referências. O nome Mar de Leste significa não só o mar localizado a leste da Península Coreana, como a leste de todo o Continente, assim surge em todos os mapas coreanos. Também num mapa de viagens de Marco Polo (1254-1324) surge o nome Mar de Leste. O Japão argumenta que o nome Mar do Japão foi estabelecido no século XlX, a pergunta que se coloca é: Como era até então conhecido este Mar? Surpreendentemente os mapas oficiais japoneses produzidos até finais do século XlX, como o Mapa Simplificado da Períferia do Japão feito por Xogunato Tokugawa (日本邊界略圖, 1809) e o Novo Mapa Mundo (新製輿地全圖, 1844) definiam o Mar do Leste como Mar de Joseon, que significa Mar da Coreia. Mais notável ainda é que esses mapas usavam o nome Mar do Japão para se referir ao mar a leste do Japão, ou seja à parte do Oceano Pacífico na costa oriental do Japão. O Japão alega que a ONU reconheceu o nome, Mar do Japão, como um termo geográfico padrão. Será isso verdade? Em 2009, numa carta enviada ao governo coreano, o secretariado da ONU deixou claro que a ONU nunca autorizou o nome Mar do Japão, é apenas uma prática do secretariado e que este não é um termo geográfico padrão que outros países devam usar, o que prova que a alegação do Japão é falsa. A OHI, principal autoridade internacional neste domínio, recomenda que, se vários países não concordarem com uma definição única sobre uma área marítima compartilhada, cada um dos nomes deve ser aceite. (resolução da OHI A 4.2 parágrafo 6, 1974) devido a esta resolução, um número cada vez maior de Atlas, publicações e livros didácticos importantes, também se referem a esta extenção de água como, Mar de Leste.
Este mar não é pertença de um único país, mas sim compartilhado por vários países, por esse motivo as Coreias querem o uso simultâneo do nome Mar de Leste, visto ser o nome mais antigo desta extensão de água. Fica um vídeo para os mais curiosos:
Comentários