Kimchi
- Fátima
- 20 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Inserido na Semana da Cultura Coreana 2019, realizou-se no dia 16 de Novembro, na Universidade Nova de Lisboa, uma demonstração de Taekwondo, arte marcial coreana, seguida de um workshop de Kimchi, uma das comidas mais tradicionais da Coreia.
O Kimchi é um prato coreano apimentado, como praticamente toda a culinária coreana, que é feito a partir de vegetais salgados e fermentados. O principal ingrediente é uma pasta de pimenta em pó, alho, gengibre, pimenta vermelha, açúcar, molho de peixe, cebolinho, cenoura, alho-porro, sésamo e farinha de arroz. O Kimchi mais comum é feito com repolho mas na realidade existem mais de cem variedades deste clássico da culinária coreana, desde feito com rabanete, pepino ou folha de mostarda.
A sua história
O Kimchi remonta aos três reinos da Coreia, Goguryeo, Baekje e Silla, de 57 a.D. 668 d.C.
Onde se encontra
Em qualquer parte da Coreia encontramos kimchi. Em Jeonju, a capital gastronómica da Coreia, tornam o kimchi mais forte do que noutras variedades, adicionando molho de peixe. Na província de Jeollanam-do, no sudoeste da Coreia, juntam corvina e peixe manteiga amarelo. Na região centro-oeste de Hwanghae-do não usam pimenta vermelha, enquanto as regiões do sul apresentam as variedades mais picantes de todas. Até a Coreia do Norte tem a sua própria receita, que geralmente é menos picante, menos vermelha e armazenada por períodos mais longos de tempo.
O Kimchi de pepino, (o pepino da Coreia é diferente do nosso) é considerado um super alimento, está ligado à perda de peso, pele saudável e ajuda na digestão. Cheio de bons probióticos, vitamina A, B e C, antioxidantes, foi considerado um dos alimentos mais saudáveis do mundo, pela Organização Mundial de Saúde.
Na Coreia consomem-se 1,5 biliões de toneladas de kimchi por ano. As receitas são passadas de geração em geração e a maioria das famílias coreanas têm frigoríficos separados, com a temperatura controlada, apenas para o quê? Para o belo do kimchi.
Em Novembro, todo o país se prepara para a temporada do kimchi, preparando a salmoura para a fermentação. É uma tradição que colocou a Coreia na Lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO e que celebram com alguns festivais, como o Seul Kimchi Making & Sharing Festival. Desconfio que em vez de dizerem “cheeeeese”, ao tirar uma fotografia, os coreanos dizem “kimchiiiiiii”
Devo dizer que para mim foi como aquele famoso slogan da Coca-Cola, “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”
Atrevam-se a experimentar e comprovem!
Comentários