O Futebol na Coreia do Sul
- Fátima
- 7 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
Desta vez, a minha paixão pela Coreia levou-me ao futebol. Sendo orientais, ideia minha,
o desporto favorito seriam as artes marciais, como o Taekwondo, por exemplo, o futebol seria coisa de ocidentais, pensava eu, e pensava tão mal 😅
Foi por estas bandas que nasceram os grandes nomes do futebol, como o Maradona, o Pelé, o Eusébio, o Cristiano Ronaldo, o Messi, o Neymar e tantos outros, mas eis que descubro que na Coreia também são apaixonados por futebol e até têm o herói lá de casa, o sul coreano, Son Heung Min, um jovem de 27 anos, que joga pelo Tottenham, e que está na selecção da Coreia do Sul e, por ser tão bom, conseguiu o que poucos conseguem, evitar o serviço militar (a relembrar que o mesmo ainda é obrigatório, na Coreia do Sul, para todos os homens entre os 20 e os 30 anos).
As Coreias têm ódios de estimação, mas une-as uma mesma paixão, o futebol. No dia
24 de Outubro de 2019, após 30 anos, as duas selecções voltaram a encontrar-se em Pyongyang, na Coreia do Norte - isto porque, em 1999, no apuramento para o Mundial de
2010, houve jogo marcado para o mesmo local, mas a recusa por parte da Coreia do Norte
em permitir que o hino da Coreia do Sul fosse tocado e a bandeira hasteada, fez com que o
mesmo se realizasse em Shangai, na China. Por este motivo, os jogos entre as ambas as
selecções, só aconteceram fora da Coreia... até agora.
A Coreia do Norte surge, pela primeira vez, em 1966, num Mundial de Futebol e, considerada a selecção mais fraca, fez um brilharete. Começou por perder com a União Soviética, empatar com o Chile e eliminar a Itália, o que lhe valeu acesso aos quartos de final onde defronta quem? Portugal. Neste jogo começaram a vencer por 3-0, com os ingleses a torcer por eles (isto para evitarem jogar connosco que, à altura, tínhamos por lá o nosso Eusébio). Acontece que neste jogo, contra a Coreia, o nosso génio lhes oferece de bandeja 4 golaços, terminando o jogo com um 3-5. Mal o nosso que, com esta vitória, acabámos por defrontar mais tarde a Inglaterra - mas isto agora não interessa nada, até porque estamos a falar das Coreias 😂
No Mundial de 2010, a Coreia do Norte volta a defrontar Portugal e desta vez levou para casa 7 golinhos, saindo eliminada na primeira fase. Quanto à Coreia do Sul, participou 5 vezes no Mundial de Futebol - um bocadinho melhor que a sua vizinha, que só participou 2. Agora encontram-se no mesmo grupo, H, e à frente com o mesmo número de pontos, 7, a disputar a presença no Mundial de 2022.
No dia 24 de Outubro enfrentaram-se e empataram a zero bolas. O avançado do Tottenham, Son Heung Min, diz que não se vai esquecer tão depressa deste jogo que considerou uma experiência estranha e que os jogadores sul-coreanos tiveram sorte em conseguir evitar lesões no jogo contra os norte-coreanos, que considerou “muito duros”.

O selecionador da Coreia do Sul é nosso conhecido, fala português, tem mau feitio e responde por Paulo Bento. Pois é, o nosso Paulinho mal regressou à Coreia do Sul foi logo apresentar queixa à FIFA contra a selecção vizinha, porquê? Então não é que foram para Pyongyang jogar, sem adeptos nas bancadas e sem jornalistas? O sacana do Kim Jong-un tem mesmo um feitiozinho atravaessado, só deu vistos aos jogadores e à equipa técnica, o resto ficou em casa. Do jogo apenas se sabe que o relatado acima por Son Heung Min, não estava ninguém a assistir nem a relatar.
Como bom português, o nosso Paulinho ficou bravo, é que não se faz.
Em 2020 será a vez da Coreia do Sul receber a Coreia do Norte em Seul, esperemos que, desta vez, com as bancadas cheias.
Ahahah, realmente vive-se noutra realidade na Coreia do Norte, e infelizmente ainda em muitos outros países também.