15 Curiosidades sobre a Coreia do Sul
- Fátima
- 1 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
A cultura e os hábitos na Coreia do Sul são muito diferentes dos nossos, ocidentais. Deixo-vos 15 curiosidades:

1. HIBISCO DA SÍRIA ou Mugunghwa (무궁화)
Um dos símbolos da Coreia é o Hibisco da Síria (ou Rosa de Saron), considerada uma flor celestial desde os tempos mais remotos. Os antigos chineses costumavam referir-se à Coreia como “a terra de cavalheiros onde Mugunghwa floresce”. Por ser uma flor forte o suficiente para sobreviver, mesmo quando é transplantada ou cortada, representa assim o desejo de desenvolvimento nacional e prosperidade. Os coreanos valorizam muito a sua flor nacional, uma vez que pela sua força e resiliência é também símbolo das muitas glórias, provações pelas quais o país passou.
2. INTERNET MAIS RÁPIDA DO MUNDO
Os coreanos são uns sortudos, têm a internet mais rápida do mundo e já utilizam a tecnologia de quinta geração em ligações móveis: a famosa 5G.
3. APPLE OU SAMSUNG?
Sabiam que quem fabrica o microchip dos iPhones da Apple é a sul coreana Samsung? Pois é.
4. ROBOTS
Não se espantem se, ao chegar ao aeroporto de Incheon, forem recebidos por Robots, pois é, eles estão lá para fornecerem informações a quem precisa. Também a primeira prisão no mundo a utilizar guardas-robots, foi inaugurada em 2012 na cidade de Pohang.
5. RECRIAR A CENA DO CRIME COMO FORMA DE HUMILHAÇÃO
Quando investigam crimes de violação ou assassinato, é costume a polícia levar os criminosos algemados ao local do crime para que se recrie a cena. A imprensa também é convidada a assistir, e isto consiste numa forma de humilhar o criminoso.
6. DOIS TIPOS DE CASAMENTO
Na Coreia do Sul existem dois tipos de casamento, o Yonae - quando casam por amor - e o Chungmae - quando o casamento é arranjado (não pensem que é raro!). Não é à toa que é o país com mais “blind-dates” (depois explico o porquê)
7. IDADE
A idade no ocidente é diferente da Coreia, eles são sempre mais velhos porque quando nascem já têm um ano.
8. UMA DAS INSTALAÇÕES CIENTÍFICAS MAIS ANTIGAS DO MUNDO É NA COREIA
Foi na Coreia, no século Vll, durante o Reino Silla, que construíram um laboratório astronómico: o Cheomseongdae Observatory, que é considerada uma das intalações científicas mais antigas do mundo.
9. KIMCHI
O Kimchi é um dos pratos mais tradicionais da Coreia, trata-se de uma combinação de vegetais e temperos fermentados e existe em centenas de variedades. O Kimchi é considerado património cultural imaterial da humanidade. A Coreia é também um dos maiores produtores de algas, produzem 90% das algas consumidas no mundo.
10. MÁSCARAS O motivo pelo qual usam máscaras - de todas as cores e feitios -, tem a ver com a “poeira fina”, como são chamadas as partículas em suspensão, pequenos corpos sólidos que flutuam e contaminam o ar. 11. QI MAIS ELEVADO
É o país com o maior QI nacional do mundo e não fui eu que disse, foi a OCDE, Organização para a Cooperação e desenvolvimento Económico.
12. QUAL É O TEU GRUPO SANGUÍNEO?
Diferentes de nós, que perguntamos qual o signo, eles perguntam qual é o nosso grupo sanguíneo. Eles acreditam que o tipo sanguíneo tem influência na personalidade das pessoas.
13. VAIDADE São vaidosos, muito vaidosos, por isso é o país onde se fazem mais cirurgias plásticas, até têm por norma oferecer de presente de aniversário pelos 16 anos, uma cirurgia aos olhos para ficarem mais parecidos com os ocidentais. Também é normal os homens usarem maquilhagem, 20% usa cosméticos. 14. SAPATOS FICAM À PORTA
Os coreanos não entram em casa calçados, com eles os sapatos ficam à porta. Não fazê-lo é um grande sinal de desrespeito, não nos podemos esquecer que é lá que se sentam e muitas vezes dormem. 15. CALHOU CÓCÓ
Guardei para o fim o que achei mais curioso: fezes, cocó... Pois é, para os coreanos é uma coisa muito banal e até um símbolo de fortuna e sorte no país. Têm brindes, bijuteria, enfim, tudo e mais alguma coisa com formato de cocós. Existe até um museu e um café: o Ddong Café, onde toda a decoração é alusiva e onde servem bolinhos em forma de...cocós, e onde comes e bebes são servidos em sanitas ou penicos. Atrever-se-ia a lanchar no Ddong Café?
Comentários