top of page

Coreia do Sul

  • Fátima
  • 24 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de out. de 2019

E porque não começar com um pouco de história?


ree

A Península da Coreia encontra-se a oeste da China, a leste do Japão e está politicamente dividida em duas áreas: República da Coreia e República Popular Democrática da Coreia sendo, actualmente, a única nação dividida.


A República da Coreia, ou Coreia do Sul, é considerada a maior nação planetária em termos de densidade populacional, com cerca de 48 milhões de habitantes, e tem como capital a segunda maior metrópole do planeta e uma das cidades mais significativas do mundo, Seul.

Os historiadores garantem que os primeiros habitantes chegaram à Coreia há 500 mil anos. Em 2333 AC, Dan-Gun, considerado o pai da civilização coreana, fundou o primeiro reino da Coreia, Gojoseon. O país foi sendo construído com uma cultura altamente sofisticada e sob valores éticos e morais que fizeram os vizinhos chamá-los de Civilização Terra do Leste ou Reino do Diamante. Foram várias as dinastias que dominaram a Coreia, a mais emblemática foi a Dinastia Joseon que comandou o país entre 1392 e 1910.


A península da Coreia está cortada desde 1945 pelo Paralelo 38N, uma linha que divide dois Estados, a República da Coreia a sul e a República Popular Democrática da Coreia a Norte. Resultado de um acordo entre Moscovo e Washington. No Paralelo 38, em 1948, esta nação foi dividida entre soviéticos e americanos, foram instaurados novos governos nos dois países. Porém, nenhum dos territórios estava feliz com a divisão e ambos queriam controlar o país. Em 1950, China e União Soviética unem-se aos norte-coreanos e invadem a Coreia

do Sul. As tropas americanas fazem o mesmo, ajudando a Coreia do Sul, dando assim início à Guerra da Coreia. A 3 de Julho de 1950, depois de várias tentativas para derrubar o governo do sul, a Coreia do norte ataca e toma de surpresa a capital, Seul. Em Setembro, as forças das Nações Unidas iniciam uma ofensiva para retomar a costa oeste, já ocupada pelos norte-coreanos. No dia 15 de Setembro chegam a Incheon e, algumas horas depois, entram na cidade ocupada. Os setenta mil soldados norte-coreanos foram vencidos pelos cento e quarenta mil soldados das Nações Unidas e três meses depois Seul é libertada. No dia 1 de Outubro as forças internacionais violam a fronteira do Paralelo 38, e avançam para a Coreia do Norte. Durante três anos o povo coreano, uma das mais notáveis culturas da Ásia, foi envolvido numa brutal guerra fraticida, violenta para ambos os lados. A Guerra da Coreia foi travada entre 25 de Junho 1950 e 27 Julho 1953. Em Junho começaram as negociações de paz que duraram dois anos e resultaram num acordo assinado em Panmunjon a 27 de Julho de 1953. O único resultado é o cessar-fogo. Na guerra coreana morreram cerca de três milhões e meio de pessoas. O tratado de paz ainda não foi assinado e a Península da Coreia

continua dividida em Norte e Sul. Deixo-vos este link interessante de fotos antigas da Coreia, antes da separação.

Comentários


© 2019 por Da Coreia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page